ATM | Associação de Investidores

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Comunicados

Este espaço, reservado a Comunicados, tem por objectivo estreitar o relacionamento entre a Associação, os seus Associados e o Mercado em geral, criando uma plataforma quer permita o desenvolvimento de uma comunicação próxima, rápida, organizada, pesquisável e adaptada às características e necessidades específicas de cada Utente.

O conjunto da informação disponibiliza nesta secção de comunicados procura proporcionar um melhor esclarecimento e informação relativa ao funcionamento da Associação, nomeadamente sobre as suas actividades, intervenções, desafios, objectivos e, assim, reforçar a ligação com os seus Associados e com o Mercado em Geral.

Receba os nossos comunicados  no seu correio electrónico. Basta indicar o seu endereço de correio electrónico no nosso formulário do Sistema de Difusão que encontra no  menu do seu lado direito.

Para visualizar Comunicados mais antigos por favor aceda aqui.



Contrapartida da OPA da Sonaecom e deveres da CMVM

E-mail Print PDF

A ATM defende a nomeação de um auditor independente para fixar a contrapartida mínima na oferta pública de aquisição lançada sobre a Sonaecom [cf. artigo 188 (2), ab initio, do Código dos Valore Mobiliários]. Isto porque tendo em conta o muito baixo free float (apenas de ~ 10 %) e concomitante baixa liquidez e turnover, ao que se alia a perturbação da guerra na Ucrânia e o período de pandemia, factores acontecimentos extraordinários e não previsíveis ou possíveis de modular nos modelos de risco (nem mesmo considerando eventuais black swans) a contrapartida não pode ser determinada por recurso ao preço de mercado, porquanto esse não é um bom indicador do preço justo da sociedade visada.

Assim, deverá a Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários defender o regular funcionamento do mercado e os acionistas minoritários da Sonaecom, com especial incidência nos pequenos acionistas, e determinar que a contrapartida seja fixada por intermédio de um auditor independente.


Last Updated on Thursday, 22 December 2022 18:57
 

Decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos sobre o "bail in"

E-mail Print PDF

Boas notícias vindas da Eslovênia e parabéns à VZMD (congénere Eslovaca da ATM): após anos de uma árdua luta dos pequenos investidores eslovenos contra uma coalizão das autoridades nacionais e do BCE, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ("TEDH") determinou que o resgate dos bancos à custa dos seus acionistas e detentores de obrigações eslovenos ("bail in") violou ostensivamente o direito de propriedade .

O TEDH entendeu que não cabe aos investidores não qualificados pagar a conta dos erros ou irregularidades dos outros!

Relembramos que a ATM tem lutado nesta mesma frente no caso do BES e em outros cuja decisão agora alcançada pelo TEDH é determinante.

Leia aqui o comunicado de imprensa abaixo:

Last Updated on Wednesday, 22 September 2021 22:59 Read more...
 

WFI Chairman´s Message

E-mail Print PDF

Dear Members and Friends,

Herewith the very sad message of our chairman, Mark Northway, informing us of the death of Roger Ganser, former WFI Chair.

It is with deepest sadness that I must inform you of the death of former WFI Chair, Roger Ganser on 16th July, following a long struggle with an insidious illness.

Roger was awarded a Bachelor of Education from the University of Wisconsin, Whitewater, and a Master of Public Administration from the Rockefeller School at Stater University of New York - Albany.

In 1982 Roger founded the Madison Capital Corporation, which later changed its name to Venture Investors of Wisconsin. He served as its CEO and President, and a member of the Board of Directors, and as Managing Director of funds until his retirement in 2008 but continued to serve in an advisory role since then.

In 2001, he was awarded an Ernst and Young Entrepreneur of the Year Award for his role in the creation of a venture capital industry in Wisconsin.

Read more...
 

Comunicado sobre AG da Mota Engil de 19 de Março 2021

E-mail Print PDF

A Mota Gestão e Participações (holding da família Mota) tem acordada a venda direta de 55 milhões de ações da Mota-Engil, S.A. (EGL) à China Communications Construction Company (CCCC) pelo preço de 3,08 euros, ou seja mais do dobro do preço da cotação atual (cf. comunicado enviado à CMVM ).

A EGL convocou para o próximo dia 19 de março uma Assembleia Geral de acionistas cujo ponto único é a alteração dos seus Estatutos com o fim de evitar o lançamento de uma Oferta Púbica de Aquisição (OPA) por parte da CCCC. 

A CMVM já se pronunciou no sentido de apenas dispensar a OPA caso a alteração aos Estatutos seja aprovada na Assembleia Geral convocada.

A obrigação de lançamento de uma OPA pela CCCC colocaria em risco o acordo supra referido.

Perante o exposto, a ATM entende que:

Last Updated on Monday, 08 March 2021 12:53 Read more...
 
More Articles...
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  Next 
  •  End 
  • »


Page 1 of 5

LOGIN DE SÓCIO

DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO


RSS
YouTube
Junte-se ao nosso grupo
Junte-se à nossa rede
Siga-nos