ATM | Associação de Investidores

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Error
  • Error loading feed data.

Estão a passar a perna aos pequenos accionistas?

E-mail Print PDF

OPA com prémios baixos. Privatizações com prémios altos, mas inacessíveis aos accionistas minoritários. As associações protestam. Bolsa e empresas dizem que é o mercado a funcionar.

O baixo valor da contrapartida na OPA da Brisa e o chumbo do dividendo pelo grupo José de Mello e a Arcus são os motivos mais recentes de descontetamento dos accionistas minoritários. A Associação de Investidores e Analistas Técnicos - ATM, que tem sido mais activa nas críticas, considera que os interesses dos pequenos accionistas foram também menosprezados na venda da EDP e da REN. Estarão os grandes accionistas a tirar partido da situação que Portugal atravessa, à custa dos pequenos?

As associações de consumidores são unânimes na opinião de que o prémio de 13.8% na OPA à Brisa (€2.66 por acção) é baixo dada a forte queda dos títulos nos últimos anos. "O preço é injusto. Recomendamos aos accionistas que não vendam", diz João Sousa, coordenador da revista Proteste Investe, da Deco, Octávio Viana, presidente da ATM, considera que "os accionistas minoritários da Brisa são os que, sem oportunidade de fazer algo mais, estão a ser espoliados de um valor que um valor que esperavam obter no futuro, sem uma justa compensação".

icon Estão a passar a perna aos pequenos accionistas? (1.65 MB 2012-04-18 11:36:34)

 

LOGIN DE SÓCIO

DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO


RSS
YouTube
Junte-se ao nosso grupo
Junte-se à nossa rede
Siga-nos