ATM | Associação de Investidores

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Error
  • Error loading feed data.

Pequenos acionistas vão pedir impugnação das deliberações da AG da EDP

E-mail Print PDF

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), que hoje apresentou uma queixa contra a EDP ao regulador do mercado, pretende pedir a impugnação das deliberações da assembleia-geral de acionistas da elétrica.

"Precisamos de ter a lista de presenças na assembleia-geral para uma série de ações que estamos a programar", disse hoje à Lusa o presidente da ATM, referindo que a associação que lidera, representante dos pequenos acionistas, pretende impugnar as decisões da assembleia-geral extraordinária, que se realizou a 20 de fevereiro.
Em declarações à Lusa, Octávio Viana explicou que a associação tem um prazo para pedir a impugnação das deliberações da reunião magna e que espera que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) "faça cumprir a lei", levando a EDP a fornecer a solicitada lista de presenças.

Segundo o presidente da ATM, "estão a ser programadas outras ações", escusando-se a adiantar mais  pormenores sobre as mesmas.

Na referida assembleia-geral extraordinária, os acionistas da EDP aprovaram a continuidade de António Mexia como presidente executivo, um novo conselho geral de supervisão liderado por Eduardo Catroga e a alteração do limite de voto para 25 por cento para acomodar a entrada dos chineses da Three Gorges no conselho geral e de supervisão.

Os pequenos acionistas da EDP pretendem pedir a impugnação da reunião magna por defenderem que houve concertação entre os principais acionistas da elétrica, considerando que os acionistas subscritores da proposta de alteração de estatutos - BCP, BES, José de Mello Energia, Cajastur e a Parpública (Estadp), - superam o limite dos 33,33 por cento, valor que se for ultrapassado obriga ao lançamento de oferta pública de aquisição (OPA).

A queixa à CMVM refere-se à recusa do presidente da mesa da assembleia-geral da EDP, Rui Pena, em permitir o acesso à lista dos acionistas que estiveram presentes na reunião magna extraordinária da elétrica.

De acordo com a ATM, "com esta decisão, contrária à lei, a EDP procura obstaculizar o exercício do  direito dos pequenos acionistas criando uma assimetria inqualificável entre estes e os grandes acionistas".

"Esperamos que a CMVM zele pelos interesses dos pequenos acionistas, o que entendemos que faz muito bem. Nesta fase, contamos com a CMVM quase como um intermediário para que seja cumprida a lei", afirmou, realçando que "se a CMVM não conseguir convencer a EDP, a sede própria será sempre os tribunais".

Lisboa, 12 mar (Lusa)
JNM
Lusa/Fim



Conteúdos relacionados:

Energia: EDP está a analisar pedido de acesso a lista de acionistas presentes na assembleia-geral

19:28 Segunda feira, 12 de março de 2012 Lisboa, 12 mar (Lusa) - A EDP ainda está a analisar um pedido de acesso à lista de acionistas presentes na assembleia-geral da elétrica, que deu entrada na passada sexta-feira, adiantou à Lusa fonte da empresa.

In Expresso Online- 13-03-2012

Energia: Pequenos acionistas vão pedir impugnação das deliberações da AG da EDP

18:06 Segunda feira, 12 de março de 2012 Lisboa, 12 mar (Lusa) -- A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), que hoje apresentou uma queixa contra a EDP ao regulador do mercado, pretende pedir a impugnação das deliberações da assembleia-geral de acionistas da elétrica.

In Expresso Online- 13-03-2012

Energia: Pequenos acionistas vão pedir impugnação das deliberações da AG da EDP

12-03-2012 18:06 | Fonte: Agência Lusa Lisboa, 12 mar (Lusa) -- A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), que hoje apresentou uma queixa contra a EDP ao regulador do mercado, pretende pedir a impugnação das deliberações da assembleia-geral de acionistas da elétrica.

In Porto Canal.pt- 12-03-2012

Associação de pequenos investidores apresenta queixa à CMVM

Associação de Investidores

In Público Online- 12-03-2012

Energia: ATM apresenta queixa à CMVM contra EDP por ver recusado acesso à lista de acionista presentes na AG

Data de Publicação: Mar 12, 2012 4:20 PM Última actualização: Mar 12, 2012 11:01 PM Lisboa, 12 mar (Lusa) - A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM) apresentou hoje uma queixa ao regulador do mercado contra a EDP por lhe ter sido recusado o acesso à lista de acionistas presentes na assembleia-geral da elétrica.

In SIC Notícias Online- 12-03-2012

ATM apresenta queixa à CMVM contra EDP Economia TVI24

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM) apresentou esta segunda-feira uma queixa ao regulador do mercado contra a EDP por lhe ter sido recusado o acesso à lista de acionistas presentes na assembleia-geral da elétrica.

In TVI 24 Online- 12-03-2012

Pequenos acionistas vão pedir impugnação das deliberações da AG da EDP

12/03/12, 18:17 OJE/Lusa A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), que hoje apresentou uma queixa contra a EDP ao regulador do mercado, pretende pedir a impugnação das deliberações da assembleia-geral de acionistas da elétrica.

In OJE.pt- 12-03-2012

Pequenos accionistas querem impugnar assembleia-geral da EDP

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), que apresentou esta segunda-feira uma queixa contra a EDP ao regulador do mercado, pretende pedir a impugnação das deliberações da assembleia-geral de acionistas da eléctrica.

EDP está a analisar pedido de acesso a lista de acionistas presentes na assembleia-geral

12 de Março de 2012, 19:28 Energia A EDP ainda está a analisar um pedido de acesso à lista de acionistas presentes na assembleia-geral da elétrica, que deu entrada na passada sexta-feira, adiantou à Lusa fonte da empresa.

In Destak.pt- 12-03-2012

ATM apresenta queixa à CMVM contra EDP

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM) apresentou esta segunda-feira uma queixa ao regulador do mercado contra a EDP por lhe ter sido recusado o acesso à lista de acionistas presentes na assembleia-geral da elétrica.

In Agência Financeira Online- 12-03-2012

Pequenos acionistas pedem impugnação das decisões da AG sobre a EDP

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais, apresentou hoje uma queixa contra a EDP ao regulador do mercado 12/03/2012 | 18:25 | Dinheiro Vivo A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), que hoje apresentou uma queixa contra a EDP ao regulador do mercado, pretende pedir a impugnação das deliberações da assembleia-geral.

In Dinheiro Vivo Online- 12-03-2012




 

LOGIN DE SÓCIO

DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO


RSS
YouTube
Junte-se ao nosso grupo
Junte-se à nossa rede
Siga-nos