A crise financeira de 2008 revelou deficiências na Governança Corporativa e da falta de participação dos accionistas. Apesar da adopção da Directiva Europeia dos Direitos dos Accionistas de 2007, ainda existem muitos obstáculos enfrentados pelos investidores individuais no exercício dos respectivos direitos de voto, especialmente transfronteiriços. Para promover ainda a participação dos accionistas nas empresas europeias, Euroshareholders entra em acção.
Em 2011 a Euroshareholders lança o EuroVote, uma plataforma na Internet que permite o voto transfronteiriço por procuração. Pela primeira vez, os acionistas poderão exercer seus direitos de voto na Assembleias Gerais de accionistas das principais empresas europeias, através da nova plataforma. A Euroshareholders antecipa que este projecto vai promover uma maior participação nas Assembleias Gerais de accionistas e vai melhorar os controlos e equilíbrios dentro das empresas.
Como funciona o EuroVote? Os Accionistas individuais de empresas europeias passam a ter a possibilidade de passar uma procuração às Associações nacionais dos países do Emitente para representa-los em mais de 50 Assembleias Gerais de accionistas dos Emissores mais importantes na Europa, que constituem o Stoxx 50. O EuroVote visa tornar mais fácil para um accionista exercer o seu direito de voto na Assembleia Geral realizada em outro país da União Europeia..
A Euroshareholders disponibiliza também, a nível europeu, um primeiro conjunto de orientações para os procuradores dos accionistas representantes da Euroshareholders, relativamente à participação na Assembleia Geral das maiores empresas europeias cotadas.
"Os acionistas individuais estão ansiosos para exercer seus direitos e assumirem as suas responsabilidades como proprietários de empresas cotadas. O EUROVOTEoferece-lhes um processo de procuração fácil e gratuita . Adicionalmente, temos estabelecido aplicação a nível europeu de orientações à votação, que é única para os investidores individuais ", afirmou Benner Jella-Heinacher, o presidente da Euroshareholders.
MAIS ACERCA DO PROJECTO EUROVOTE