ATM | Associação de Investidores

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Error
  • Error loading feed data.

Discounted Cash Flow Model (Excel)

E-mail Print PDF

Discounted Cash Flow ModelO Discounted Cash Flow (Fluxos de Caixa Descontados) é um método de análise que permite avaliar uma empresa, um ativo ou um projeto, considerando a sua capacidade de gerar fluxos de caixa livre (free cash flows).

Este método usa o conceito de Valor Presente, para determinar o valor da soma de todos esses fluxos de caixa livre, que se estima que a empresa venha a gerar, mais o Valor Terminal (considerando um crescimento perpétuo), descontados a uma taxa apropriada (normalmente à taxa apurada pelo Custo Médio Ponderado do Capital – WACC) que representa o prémio de risco do activo e o valor do dinheiro ao longo do tempo.

O Discounted Cash Flow (DCF) é um dos modelos de avaliação mais usado nos negócios e bastante suportado, como um bom modelo, por diversas teses académicas.

Contras

O DCF é muito sensível à variação dos free cash flows estimados, às taxas de desconto aplicadas e à taxa de crescimento perpétuo assumida. Qualquer pequena variação numa destas estimativas, pode alterar significativamente o valor estimado para a empresa, activo ou projecto.

Não existe um entendimento unânime quanto à forma mais correta de encontrar a Taxa de Desconto, nomeadamente no que se refere ao Custo do Capital (Cost of Equity).

O modelo mais usado

O modelo de DCF mais usado é o designado modelo de 2 estágios, em que o Estágio 1 corresponde à soma da projeção anual dos free cash flows para um período, geralmente, de 5 ou 10 anos, e o Estágio 2, corresponde à soma dos free cash flows gerados na perpetuidade a uma taxa de crescimento constante; o Estágio 2 é normalmente conhecido como o Valor Terminal (Terminal Value).

GRATUITO PARA SÓCIOS REGISTADOS

Esta ferramenta é grátis para Sócios registados. Para se registar como Sócio, terá de se registar primeiro como Utilizador (em "Criar uma conta"). Após ter criado uma conta de Utilizador, efetue o seu login e encontrará a "área de Sócio", onde tem disponível um "formulário de inscrição" de Sócio.

Uma vez submetido o formulário devidamente preenchido torna-se Sócio e pode fazer o download gratuito desta ferramenta na área das Trader Tools Grátis.

O registo de Utilizador e a candidatura a Sócio é completamente gratuito quando feita on-line, estando os novos Sócios registados online isentos de pagamento de Joia e das duas primeiras semestralidades de pagamento de quotas.


COMPRAR

Requerimentos mínimos do sistema:
Sistema operativo: Microsoft Windows 98, Me, 2000 ou XP
Microsoft Excel 2007


Esta ferramenta não tem livro de instruções e está em língua inglesa.




DISCLAIMER: A folha de cálculo  que se apresenta é fornecida gratuitamente a Sócios Registados. A folha de cálculo e pode incluir imprecisões ou erros de fórmulas ou tipográficos e não existe garantia que este seja o melhor ou mesmo um bom modelo de avaliação e/ou controlo de risco e gestão de investimentos. A ATM e o autor da  folha de cálculo  não se responsabilizam pela conveniência, precisão, confiabilidade e resultados desta ferramenta, apesar de a terem testado exaustivamente sem verificarem erros, nem pelo uso indevido do mesmo, incluindo todas as garantias. Os utilizadores da  folha de cálculo  renunciam a todas as garantias e condições no que diz respeito a utilização deste sistema, na aptidão para um perfil específico de investimento, na titularidade e na não violação.

Last Updated on Monday, 16 May 2011 23:29  

LOGIN DE SÓCIO

DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO


RSS
YouTube
Junte-se ao nosso grupo
Junte-se à nossa rede
Siga-nos